Ubuntu: Instalando o Hamachi (vpn)

Publicado: janeiro 16, 2009 em Dicas - Linux, Linux, Programas Essenciais
Tags:, , , , ,

Bom, como todos sabem eu era um usuário windows, só que conheci o ubuntu e foi paixão a primeira vista.  Todo usuário que sai do windows sempre pensa em interface gráfica, é um preguiçoso nato, só quer saber de clicar no botão On/Off e boa o programa já está funcionando. Para quem passa a utilizar o ubuntu que é o meu caso, terá que se acostumar com alguns comandos um exemplo é o sudo, apt-get, install, remove, dpkg -i. É rapaziada a rapadura não é mole não, mas todo o sacrífio tem o seu preço e qual é o nosso caso? Conhecimento.

Você não ficará limitado somente ao windows da vida, o mundo é vasto e para quê ficar limitado somente à um sistema operacional?

Então galera, para quem resolveu enfrentar esta barreira restritiva do windows, vamos colocar a mão na massa e vamos trabalhar.

Para instalarem o hamachi no ubuntu siga os procedimentos:

Baixando e Instalando

O download do hamachi pode ser feito aqui: http://www.hamachi.cc

E na parte de Downloads procure a versão para Linux, hoje o dia em que fiz esse texto a versão era:

Version: 0.9.9.9-20
Released: Jun 20, 2006
Platform: Intel x86
File size: 337 KB

E salve o arquivo no seu home.

Descompacte o arquivo:
$ tar -xvzf hamachi-0.9.9.9-20-lnx

Torne-se root:
$ su

Entre na pasta e execute os comandos abaixo:
# cd hamachi-0.9.9.9-20-lnx
# make install
# modprobe tun
# tuncfg
# exit
$

Até aqui você encontra em qualquer tutorial pela net, mas o Hamachi não funciona até que você faça os passos abaixo:

Obtenha o seguinte pacote:
$ sudo apt-get install upx-ucl

Vá a pasta abaixo:
$ cd /usr/bin

Depois execute o comando a seguir:
$ sudo upx -d hamachi

E esse aqui para cada conta de usuário
$ hamachi-init

Pronto o Hamachi está pronto para usar.

Usando o Hamachi via terminal
(créditos a Fernando Dettoni, link na seção Fontes / Créditos)

Os comandos para se usar o Hamachi pelo terminal são:

Para ativar o Hamachi:

$ hamachi start

Para alterar seu nick:

$ hamachi set-nick

Para fazer login com o hamachi:

$ hamachi login

Para criar uma rede:

$ hamachi create

Para acessar uma rede:

$ hamachi join

Para ficar online ou offline na rede:

$ hamachi go-online
$ hamachi go-offline

Obtendo os nicks e os “IPs” aos quais você está conectado:

$ hamachi get-nicks
$ hamachi list

Parando o hamachi:

$ hamachi stop

Usando um frontend/gui

Como não sou de ferro e apesar de gostar do terminal, é sempre interessante ter um visual gráfico interessante para utilizar alguns programas. Em especial para quem migra de Windows para Linux pode se sentir cada vez mais em casa quando se faz uma transição assim.

Encontrei 4 interfaces gráficas/gui/frontend para o Hamachi

– Hamachi-gui – http://hamachi-gui.sourceforge.net/index.html

– gHamachi – http://www.penguinbyte.com/software/ghamachi

– Quamachi http://sourceforge.net/projects/quamachi/

– Yet Another Hamachi Gui – http://sourceforge.net/projects/yahg/

A mais simples de instalar é o Hamachi-gui

Obtenha o .deb na seção de downloads

No terminal execute:
$ sudo dpkg -i hamachi-gui_0.8.1-0_i386-gutsy.deb

Instalado, agora para colocar ele no menu

$ sudo gedit /usr/share/applications/hamachi-gui.desktop

Digite o seguinte texto:
[Desktop Entry]
Encoding=UTF-8
Name=Hamachi
Exec=hamachi-gui %u
Icon=/usr/share/hamachi-gui/pixmaps/tray_online.png
Type=Application
Categories=Application;Network;
Comment=Instant VPN software

E pronto, procure por ele em Aplicações -> Internet e ele estará lá.

Fontes / Créditos
– Howto: Ubuntu Gutsy Gibbon 7.10 – User Install (en_US)
http://forums.hamachi.cc/viewtopic.php?t=16174&sid=5e3857556f4e56f4f605797b2480e85c
– Jogos via Internet em 2 minutos com Hamachi (pt_BR)
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=4639&pagina=2
– [Resolvido] Hamachi no Ubuntu 7.10, não consigo instalar (pt_BR)
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,27199.0.html

http://comediavip.blogspot.com/2008/01/instalando-o-hamachi-no-ubuntu-710.html

comentários
  1. Ricardo disse:

    “Todo usuário que sai do windows sempre pensa em interface gráfica, é um preguiçoso nato…”

    Não trata-se de preguiça, mas sim de praticidade. O Linux ainda está atrasado em relação a interfaces gráficas, se comparado ao Windows. Sou programador de ambas as plataformas e esta é a verdade!

    • rairo disse:

      Acho que não seja a interface gráfica, ou melhor é a interface gráfica sim, só que todo mundo quando faz um curso de informática (daqueles básicos mesmo) o que ela aprende? Windows, word, excel. Você não vê escolas de “informática” ensinando ubuntu, broffice, gimp. O fato é que a microsoft fez um monopólio do seu software e por isso é que acontece isso.
      Se uma pessoa já começasse a utilizar o ubuntu lógico que ela iria achar o windows chato demais. Mas é tudo pelo ponto de vista de cada um.

  2. Ulisses_C disse:

    Ricardo pelo fato de vc ter falado que é programador das duas interfaçes muito me surpreende vc dizer que o linux esta atrasado pois no linux nos temos uma quantidade enorme de interfaces graficas dos mais diversos tipos e pra todos os gostos (oque considero um grande avanço em relação ao win) e atualmente tudo que se faz no windows com interfaçe tbm se faz no ubuntu com a mesma ja experimentou dar dois cliques em um pacote .deb e se quiser removelo so ir no synaptic . so que eu acredito que um programador sabe que é muito mais facil trabalhar com comandos do que com interfaçe a mesnos que se trate de programação web.

  3. Tiago disse:

    Não acho que é questão de praticidade e sim de comodismos mesmo. O plug adn play e as ferramentas de autorun matam todos os usuários que deveriam aprender um pouco do sistema. Eu trabalho com as duas plataformas e rogramo para os dois SO. E posso afirmar o windows é ótimo para ferramentas de desenvolvimento gráfico e jogos. Quanto o linux é muito bom para controle de sistema, serviços, segurança, processos e controle de hardware. Além de se comparar a instalação dos dois o windows perde de lavada quando se comprara duração e drives. Mas isso é um problema da microsoftware e realmente não é discutivel. Quanto aos cursos eu trabalho com serviços público em geral e vejo que o “usuário” realmente sofre em questão recursos e navegação com o linux. O que é totalmente desnecessário quando o computador é só para trabalhar. O ubuntu é um dos melhores linux na minha opinião salvo ainda que temos pessoas que gostam de distribuições diferentes.

    Abraços

  4. Christian disse:

    cara tem como me ajudar…
    to tentando instalar auqi, mas na hora que eu rodo o hamachi, logo de cara aparece “killed” no terminal
    estou usando um 9.10 64-bit!!

    valeu

  5. Anderuimm disse:

    Rairo, estou com problemas para instalar o Hamachi no Ubuntu 10.04 x64. Ao tentar executar o #tuncfg ele diz que o caminho ou comando nao foi encontrado.

  6. karlos disse:

    estou com problema na criação da sala pode me ajudar
    grato.

  7. marcio disse:

    help
    da esse erro :
    Cannot find configuration directory /root/.hamachi. Have you run ‘hamachi-init’ ?

    logo apos digitar este comando
    E esse aqui para cada conta de usuário
    $ hamachi-init

  8. claudio disse:

    Eae pessoal,
    Na hora de entrar com o comando modprobe tun é exibido o erro a seguir:

    WARNING: Deprecated config file /etc/modprobe.conf, all config files belong into /etc/modprobe.d/.
    FATAL: Module tun not found.

    O que posso fazer?

  9. André Gabriel Ferreira disse:

    galera, sei que isso aqui é velho mas eu to procurando em todo lugar e não acho nada x.x eu tento logar no hamachi com o comando hamachi login e ele sempre falha x.x

  10. Minato Haker disse:

    kkkkkkkkkkk serio mn eu tb n conssigo passa r do init
    meu deus eu odei meu pc eu fiz aula po wind..

  11. Minato Haker disse:

    a o meu linux e o 100000.4

  12. Minato Haker disse:

    ata eu persebi que sua explicassao so servepra 9.alguma coisa pa baixo se tem que explicar melhor mn affs eu vo no viva o linux

Deixe uma resposta

