Usuários windows que resolvem encarar o Ubuntu

Publicado: novembro 28, 2008 em Dicas - Linux
Tags:, , , , , , ,

O Texto que se segue é a pura realidade, simplificando nego que usa ruindows (digo isso por ver quão avanço o linux é) instala o ubuntu que a distro que os iniciantes (EU) tem mais facilidade. Depois de um tempo o cara que acabou de instalar o ubuntu  não têm paciência para procurar um solução para tal coisa ou não sabe “googlear” um programa semelhante aquele que existe no ruindows, logo  formata o computador e reinstala o ruindows novamente. Eu sou um desses cara, porque uma vez um amigo me disse o quanto ubuntu era fantástico, de cara pensei:

– vou instalar, formatei o meu computador e instalei a versão 7.10 do ubuntu, depois de instalado pensei.

-putz que cagada que eu fiz, essa merda não funcionada nada, não sei onde fica nada.

Não tendo paciência fiz o quê?

Exatamente isso o que vocês devem estar pensando, formatei a porra do computador e voltei para windows, sem ao menos dar chance para o ubuntu, coitado, não teve nem a chance de mostrar o quanto valoro é este sistema operacional.

Depois de um tempo comprei um notebook e navegando normalmente pela net e ao “googlear” um assunto que estava pendente na minha empresa, apareceu na minha frente a palavra ubuntu, “pimba”, foi como se alguma coisa acendesse no cerébro e ficou batento, batendo, na minha cabeça.

Resolvi pesquisar sobre o ubuntu e como estava a opinião da geral do este so. Vendo que a opinião de todos era satisfatória, resolvi novamente baixar o ubuntu só que agora com a versão mais nova 8.10. Pronto a instalação já estava no meu note e bastava queria o cd e pronto, instalar o ubuntu.

Só que veio a deixa, atualmente estou utilizando o windows vista, será que posso instalar o ubuntu por cima do vista?

Novamente “googleando” li que a versão antiga do ubuntu 7.10 dava pau quando você instalava o ubuntu, observem que quando você instalar o ubuntu ele automaticamente percebe que existe outro sistema operacional instalado e pergunta o que você quer fazer, formatar geral ou deixar o sistema operacional e ele mesmo separa o quanto de espaço de hd para um e para outro, ou então você pode personalizar e deixar do jeito jeito (que foi o que eu fiz).

O windows vista é bom e tal, mas o que fode o usuário é que de cara ele come 20 gb para restauração, então se você tiver 160 gb (que é o meu caso) de hd, você vai começar o windows com 140 gb, isto já é um ponto negativo, fora que come uma memória do caralho.

Bom vendo que tinha muito trabalho para formatar e instalar outro sistema operacionais, resvoli deixar novamente a instalação de lado.

Então, escutando o filecast (www.filecast.info), o pessoal mencionou novamente sabe de quem? O tão afamado ubuntu, rapaz. Desta vez não resistir comprei uns 15 dvd’s, fiz o backup de tudo que eu tinha no note e fui instalar o ubuntu, mas com um pé atrás né, porque o pessoal disse que poderia dar problema e tal.

Cara fiquei surpreso quando na instalação foi detectado que eu o win vista e o sistema mesmo perguntou se eu queria deixar o sistema operacional e particionar o hd restante. Pronto era essa a minha preocupação, mas que já está resolvida porque ele mesmo pediu para particionar.

Fiz o todo procedimento e tal. O ubuntu foi instalado e galera, pasmem, tudo instalado certinho, placa de rede, de som, video, 3d, tudo , praticamente tudo.

Agora o meu maior empecilho era para ver filmes no ubuntu, quando baixo um filme e dou 2 cliques para abrir e “bumba” deu mensagem de erro, pensei:

  • Aff, por isso que tenho que ficar com o windows mesmo e para minha surpresa novamente o programa mesmo pediu que eu atualizasse e pegasse a lista de codecs, “rapá” foi paixão a primeira vista, só de você não ter que ficar procurando codecs já é ótimo.

Deste dia em diante, só acessei o windows pelo boot 1 vez e isso já faz um mês, e já estou pensando em formatar a partição que está com windows e deixar somente 40 gb ou menos para instalar o xp, não o vista.

Logo no início o usuário iniciante como eu, terá algumas dúvidas, ops, algumas não, muitas dúvidas relacionadas ao ubuntu, então pensei, como eu tinha um blog para postar coisas para eu não esquecer resolvi postar todas as dúvidas que tinha lá. Assim todo usuário iniciante que tiver a mesma dificuldade que a minha poderá saná-las de forma prática e rápida.

Vale salientar que alguns usuários mais avançados que explicam a sua dúvida em fóruns, não sabe ou finge não saber (pois se acham superior a você) que você não sabe nada, então todo termo que digamos “técnico” que ele fale você não saberá interpretá-lo.

Daí a idéia do blog que ao dar uma dica, explica o caminho que o usuário terá que fazer para poder chegar à solução.

Bom, ia escrever só um pouco e acabei escrevendo um livro.

Ah, vale lembrar que se você resolver encarar o ubuntu como eu, você terá que fazer pesquisas constantes ou googlear sempre para obter a sua reposta.

comentários
  1. Marcos disse:

    É meu camarada. Eu comecei no Linux pelo Kurumin, também muito auto explicativo e funcional. Linux é o futuro dos SOs! E tenho dito! Hehehe

    Mto bom o Blog, parabéns!

  2. acacio disse:

    É, eu também tava cansado do windows, muito chato, a algumas semanas atras resolvi instalar o ubuntu 10.10, formatei as partiçoes e pá, tudo certinho, fui tentar dar um boot no meu windows 7 e aí a surpresa, corrompeu tudo, ai pensei bem, pensei denovo e cheguei a uma conclusão, o ubuntu é tão bom que chegou a reconhecer que eu tinha uma coisa que não iria mais prestar para mim no meu notebook, é não consegui mais acessar o windows e acabei dando graças a deus, agora tenho tudo pro ubuntu e quase não chego perto do windows…

Deixe uma resposta

