Instalar Windows XP em Notebook com HD SATA sem disquete

Publicado: agosto 29, 2008 em Configuração
Tags:

Para instalar o Windows XP em um computador com HD sata e que não tenha driver de disquete (ex. notebook), basta você acessar o SETUP do notebook (pressionando o F2)  em questão e localizar a opção SUPORTE SATA NATIVO, a princípio essa opção estará habilitada, então você só terá que desabilitá-la e boa.

Com o sata desativado você poderá instalar o windows xp tranquilamente, sem driver adicional.

Edit: Levando em conta a grande dica do amigo italianíssimo para instalação em notebooks CCE.

Reiniciar o windows apertando a tecla F12 (essa tecla para acessar o setup varia pois no meu antigo notebook era F2 e no HP é F12). Acesse a aba Advanced e vá na opção  “C3 Function”  conforme a imagem abaixo:

 

Logo, para que o Hd seja reconhecido no ato da instalação essa opç~eso terá que estar como Enabled, ou seja Habilitada.

Fonte: Dica do luiscruz do fórum Clubdohardware

Comentários
  1. Thomas More disse:

    ThanK you for this information. I was needing it very much.

  2. Cidrack Ratts disse:

    E se não tiver essa opção?!?!?!
    Ja fiz isso em varios notbooks, inclusive no meu….
    alguns setups muda a nomeclatura mas da certo!
    so que peguei um acer e não tem essa opção
    =/
    e agora? so com o disquete mesmo? drive usb de disquete serve?

    • Raimundo disse:

      ola tou com um not aki acer aspire 5720 e nao tou conseguindo de jeito nem um instalar o xp nele e nao tem essa opção de sata ja virei tudo e nao achei alguem pode me ajudar? como faço pra isntalar o xp nele?

      • neo disse:

        cara ao iniciar f2 e procuras sata mode, e la muda para mod ide, ta claro,

      • rairo disse:

        Temos que levar em conta que, nem sempre essa opção de desativar o sata pela bios está presente no notebook. Uma vez tive que fazer um cd do windows para poder conseguir instalar o windows xp no notebook.
        Neste site explica passo a passo como criar um cd de instalação personalizado do windows. É só seguir as dicas e voilá.
        http://www.guiadohardware.net/tutoriais/nlite/

  3. FERNANDO disse:

    A CURIOSIDADE FAZ DO HOMEM UMA MÁQUINA DE EVUÇÃO, A SUA SABEDORIA FEZ UM DESESPERADO SE TRANQUILIZAR. VALEU A DICA ACABEI DE INSTALAR O XP NO MEU NOOT.
    A MINHA CURIOSIDADE NÃO PARA POR AQUI, SE VOCÊ SOUBER COMO FAÇO PARA RETIRAR A SENHA DO ADMINISTRADOR DO WIN XP EU DESDE JÁ FICO GRATO. E VALEU MESMO PELA DICA ANTERIOR.

  4. rairo disse:

    Cidrack :

    vc deve verificar novamente, pois como a nomenclatura modifica a localização desta opção também deve variar tente procurar NATIVE SATA ou SATA NATIVE alguma coisa assim.

    FERNANDO:

    Cara eu tenho um cd que retira a senha do windows xp, mas tenho que procurar onde está, mas com certeza na net tem essa opção para download, vou ficar de devendo o caminho ou link.

  5. estou com un notebook toshiba sata e o setup naun da a opsão que vc falou eu tenho que criar um cd do winxp com o drive
    e naun consigo

  6. FRANCISCO BRUM disse:

    ESTOU DESESPERADO QUERENDO ARRANCAR O VISTA DE MEU LAPTOP HP DV 6565US. ESSE NÃO TEM OPÇÃO DE DESMARCAR O NA BIOS O HD SATA. NÃO DEU CERTO TENTAR INSTALAR O XP COM SP3. EXISTE ESPERANÇA.

    ALGUEM PODE ME SOCORRER…. CARLOS
    cara quais são as opções que aparece no setup do laptop? Procure alguma coisa relacionada a Sata Native, alguma coisa que tenha sata.

  7. Fabricio disse:

    Caraca velho, essa dica foi 1000…
    Resolveu com louvor meu problema, parabens ai e muito obrigado pela ajuda.

    E para os que também precisarem…
    Aqui no meu notebook também não tinha esta opção igual a que estava aki, era uma opção diferente, daqui a pouco posto aki o nome e onde eu achei esta opção, mas já vou adiantando que dependendo de cada pc, esta opção vai estar em um lugar diferente e com um nome diferente, cabe a cada um olhar opção por opção e ver onde ela esta, que tem … tem :)
    Na proxima mensagem posto o o nome, porque teho de reiniciar e ver direito.

  8. Fabricio disse:

    A opção aqui é “SATA Mode Selection”
    E eu encontrei no menu “Advanced” do setup da PhoenixBIOS….
    Espero ter ajudado e até mais.

  9. Leandro Moita disse:

    Comprei um Acer Apire One e ele veio com o Linux, quais os procedimentos que eu devo fazer para conseguir instalar o XP nele, já que ele não possui unidade de CD e não tenho nenhum drive externo, apenas um PEN DRIVE de 1gb e outro de 4gb.
    Fico no aguardo….

    • rairo disse:

      Brother, se tu tiver o cd de instalação do windows XP, basta vc seguir os procedimentos para desativar o sata nativa ou alguma coisa semelhante , configurar o note ou pc para dar o boot pelo cd-rom e colocar o cd de instalação no drive.

  10. Assemany disse:

    Bom, vou ajudar com minha experiencia propria, quem tem NOTEBOOK TOSHIBA (eu possuo um A-300 SATELLITE), basta aperta F2, entrar no menu, e procurar sobre DISCO SATA (la vae estar ACPI), e vc vae dar enter e selecionar o modo COMPATIBILITADE.

    Bom, já pode sair DEPOIS DE APERTAR F10 PARA SALVAR, se esqueçer nao funciona, depois pode por seu disco de boot do XP, e o mesmo si instalará, se nao der boot pelo CD/DVD, volte na bios com F2, e marque a opçao CD/DVD para ser a 1ª, nao esqueça de dar F10 e salvar, reinicie, e pronto, instale seu XP.

    O problema é que o WINDOWS XP, nao reconheçe HDD SATA com ACPI (modo para se tornar mas rapido, e assim enganar os bestas com WIN VISTA), é so desabilitar, ou mudar para compativel.

    Abraço, espero ter ajudado.

  11. Assemany disse:

    Bom, agora vou explicar logo outra coisa, a ruim, principalmente para pessoas assim como eu, possuem portatiles (notebook) com 4 gb de RAM, e o mesmo vem com windows vista, este reconheçe os 4gb de RAM, se por WINDOWS XP esqueça, o mesmo só reconheçe 3gb de RAM, NEM TENTE MUDAR NADA, é isso mesmo, o XP só até 3gb.

    Bom, para mim é melhor perder 1 gb de RAM do que manter o WIN VISTA na maquina, é SOFRIMENTO DEMAIS, alias deveria ter uma recomendaçao dos FABRICANTES para MICROSOFT, para em portatil (notebook) só instalar WINDOWS XP, em PC DE MESA sim poderia de por WINDOWS VISTA.

    Agora esperemos pelo WINDOWS SEVEN, estao algumas pessoas falando que é um WINDOWS XP melhorado e mas dinamico, inclusive se falando em uma versao final, bom ainda nao instalei a versao beta em minha maquina para testar, em breve posto algo a respeito.

    Abraço a todos.

  12. ola disse:

    preciso de um grande favor e enviem a resposta pro meu -mail diegogcruz@gmail.com.
    olha o meu notebook é um phoenix e nao consigo instalar o win xp pq pede o drive e eu verifique o setup e nao tem nada de que alguem desse forum tenha falado.
    e agora oq eu faço???

  13. Gyan disse:

    cara tenho um notbook hp pavilion dv2000 e nao consigo instalar o xp,nao encontro na bios sata mode selecteo, preciso ajuda,obrigado

    • rairo disse:

      Caro Gyan,
      Essas opções variam de marca, vc tem que procurar uma opção que seja semelhante a Sata Native, achando ela desabilite-a e faça o teste.

  14. thiago antonelli disse:

    Muito loku essa dica do sata para not . o meu toshiba a300 tmb tinha a opçao SATA Mode Selection e eu coloquei compativel ou alguma coisa do tipo , muito obrigadu a todos . ah so lembrando , perdi quase uma noite de sonu grilado tentando formatar o meu pc até que encontrei essas dikas, MUITO OBRIGADU !!!!!!!!!!

  15. Eduardo disse:

    pois égente eu vendoos comentarios de vcs ,… para ver se conseguia instalar o windoes no meu note que comprei e veio com o linus… mas percebi que o drive de dvd está como master e o hd como slave, eu fiz a mudança na bios para abilitar o sata , e quando instalei o windows percebi que ele localizou o hd mas aparece durante a instalação que não há disco ….. pode ser por causa que o hd está como slave… eu por enquanto naum vou mudar o hd para master por causa se abriri o note e mudar o jamper érco a garantia entaum vou deixar assim por enquanto athe acabr a garantia (3 anos)

  16. Marcos disse:

    Fiz tudo isso e deu certo windows instalado e agora se eu quiser tornar o hd novamente sata como faço pra poder fazer isso!!!!!

  17. Ulysses Relvas disse:

    Meu notebook é um CCE na parte de advanced tem a opção C3 que vem desabilitada vc deve habilitar (não tem nada escrito sata). Fiz isso e resolveu!

  18. marcelo disse:

    Olá a todos, pesquisando na internet achei esse post muito interessante, estou com um notebook da intelbras mod i 267 e nao consigo instalar o xp nele, ele nao tem opçao nem uma para mudar o hd, o que faço, sera que alguem pode me ajudar por favor?

    • rairo disse:

      cara todo computador ou notebook existe esta opção no setup da bios, pode não estar escrito sata native, pode ser alguma coisa relacionada a Hd compatible, alguma coisa assim. Então basta olhar direitinho que vc irá achar.

      • MOISES disse:

        tenho um noteboock, intelbras i271 e estou com este problema, ele esta com linux fenix esta grande porcaria eu gostaria de isntalar wind. xp.
        mas em advance nao existe esta opcao da qual voce falou, seja mais especifico. talves possa me ajudar.

        valeu!

  19. xwendell disse:

    da boot com Win XP SP3
    ou usa o nLite pra adicionar o driver Sata …

  20. marcio disse:

    Tenho um TOSHIBA SATELLITE A105-S2716 E NAO CONSIGO DAR BOOT PELO CD DE FORMA ALGUMA, E NAO CONSIGO INSTALAR XP SE PODER ME AJUDAR DESDE JA AGRADEÇO!!!

    Mande resposta para marciomachados@hotmail.com

  21. Rodrigo disse:

    Rairo, desculpe mas acho que nem todos tem essa opção…

    Comprei um note da Intelbras, modelo i271, e não tem nada no setup que eu possa habilitar a respeito do SATA.

    No ADVANCED, existe uma única opção e nada tem haver com o SATA… na parte do HD também não tem nada e mesmo se tiver não consigo alterar…

    E aí, alguém tem alguma idéia???

  22. Arthur Soares disse:

    Para mudar de linux para XP nos notebooks da intelbras, ele recomenda você ter o XP service pack 3 mais atualizado possível, e mesmo assim pode ocorrer de não conseguir de primeira. Essa informação foi dada pelo próprio suporte técnico da intelbras no telefone 0800-7042767

    Abraço,
    Arthur Soares

  23. marcio disse:

    Preciso de ajuda, meu toshiba satellite nao da boot pelo cd, preciso formatalo e nao consigo, quem poder ajudar agradeço pode mandar ajuda para o email marciomachados@hotmail.com.

  24. messias disse:

    tenho um notebook intelbras i271 não comcigo instalar o win xp como fasso para instalar o win xp manda respotas para meu E-mail(messiaswb@hotmail.com muitos obrigado

  25. Bruno Peloso disse:

    Tenho um Sony Vaio VGN-NR329AH. Estou querendo desinstalar o Vista e instalar o XP, porém ao inserir o CD ele informa que o HD não é encontrado. Já percorri inúmeros foruns e fui nas opções da BIOS informada, mas o modelo que tenho não ha esta opção do HD SATA.Se alguém dos colegas tiverem uma ideia de como resolver este problema, ficaria grato

  26. dalcion disse:

    pessoal to com um intelbras desses que e uma bomba so da dor de cabeça tentei varios passos desses e gostaria alguem me enviasse por email algo mais esclarecido e mais direto oq eu faço???

  27. manoel disse:

    Valeu cara pela dica me ajudou muito. E tbm valeu Ulysses Relvas pela dica do c3.

  28. Kever disse:

    cara eu tava doido pra achar sobre instalar o driver do Intelbras I211, mas eu mandei um e-mail pro fabricante..eles me mandaram o driver do Hd..a principel eu não sabia como fazer pra instalar ele antes do windows..Então por varias procuras..eu descobri que tem como colocar ele no cd do windows…ai quando fo fazer a instalação ele ja instala o driver…E so tu ter o prog nLite ai beleza..ai tu coloca…eu consegui..falows galera..
    qualquer coisa eu mando o manual de como fazer por e-mail…meu msn e kever_flavio@hotmail.com

  29. Frank Cegildo disse:

    valeu nunca gostei mesmo dessa bosta de VISTA, o XP é o melhor da categoria….

    Frank

  30. area51 disse:

    Tenho um notebook CCE que veio com o Vista Home Basic.
    Como se não bastase ser Vista ainda é Home Basic!
    Bom gostaria de instalar o XP más não cnsigo nem encontrara onde desabilitar o SATA Native porque não tem nem algo parecido!

    O QUE EU FAÇO! ME AJUDEM…

    • rairo disse:

      cara vc terá que fazer um cd de instalação do windows xp.
      Primeiro terá que baixar os drives sata e depois seguir esse tutorial AQUI . coloque os drivers sata no windows, gere o iso, queime o cd e instale. Assim vc conseguirar ter o windows xp no seu computador.
      Qualquer dúvida é só postar aqui eu tentarei achar uma solução para vc.

    • Italianissimo disse:

      NOTEBOOK’s CCE – Ao tentar instalar o Windows XP num notebook CCE tive esse problema, o programa de instalação não reconhecia o HD. Reinicie o Windows apertando a tecla F12 e no Setup dos notebook’s CCE tem a opção ”C3 Function”, conforme o link: http://img369.imageshack.us/i/c3pi4.jpg/
      Para reconhecer o HD na instalação do Windows XP essa função tem que estar habilitada (ENABLE).

  31. plumara disse:

    oi tenho um hp g61-400sp e nao consigo encontrar o modo sata na bios alguem pode ajudarme

    • rairo disse:

      Caro Plumara,

      Se vc não conseguiu achar essa opção na BIOS infelizmente vc terá que fazer o cd do windows com os drivers do HD.
      Se vc seguir esse tutorial abaixo é bem capaz que consiga instalar o xp no notebook.

  32. Junior disse:

    Valei Parceiro sua dica foi 1000 hem, um abraço …

  33. Danilo disse:

    Parabéns pelo post!
    Eu estava pra ficar doido com um notebook cce, habilitei a opção ” C3 Function” e deu certo. Valeu!

Deixe uma resposta

